IGREJA PENTECOSTAL BETÂNIA

Residence Inn
5730 N State Road 7
Coconut Creek
Florida - USA

Missões Betânia

Missões em FocoAbril 2014

Pregação ao ar livre em Donetsk

Desde o ano 2004, a Igreja Pentecostal Betânia tem juntado forças às missões na Ucrânia através do projeto Adoção de Obreiros, apoiando no sustento do Pastor Sergey Kosiak, que pastoreia uma igreja na cidade de Donetsk, terceira maior metrópole na Ucrânia. Donetsk está localizada no oeste do país, área onde o idioma falado é o Russo e não o Ucraniano, como no centro e leste do país, bem como em sua capital, Kiev.

O Pastor Sergey Kosiak é um obreiro nativo, filiado à Convenção Geral das Assembleias de Deus Brasileira em Ucrânia, na direção do Missionário Filemon Soares de Paula, natural de Minas Gerais. Desde 2005 o pr. Serguey assumiu a igreja sede em Donetsk e tem fielmente pastoreado aquele rebanho bem como trabalhado intensamente na evangelização daquela cidade. Convites são entregues ao público para celebração de datas especiais como Natal, Páscoa e uma festa tradicional que celebra a colheita dos frutos. A igreja também promove alguns eventos evangelísticos em praça pública, com música, dramas e a pregação do Evangelho. Evangelizam também através de estudos em casas de família. Apesar de ser um campo espiritual muito árido, a Igreja Assembleia de Deus tem crescido alí. Almas tem sido salvas. Batismos nas águas realizados. E a promessa do pentecostes está viva naquela amada nação.

Sergey, Irina e Matthew Kosiak

O pr. Sergey é casado com a irmã Irina e tem dois filhos Ilia e o recém nascido Nazvali Matthew. A bênção do seu novo filhinho, no entanto, veio em meio a um período trágico da história da Ucrânia. Nos últimos meses a população, mormente da capital Kiev, levantou-se em protesto pacífico contra o atual governo eleito. O resultado dos protestos foi a fuga do Presidente eleito para a Rússia, mais de uma centena de mortos e muitos feridos. A segunda consequência foi o aflorar nas ruas das cidades, as duas maiores vertentes políticas (os nacionalistas pró-Leste e os pró-Russos). Os consequentes conflitos entre o povo tem sido uma realidade que o Pastor Sergey tem visto diariamente e bem de perto, segundo o que ele nos tem relatado. Também já sabemos que parte do país, a região da Criméia, votou desligar-se da Ucrânia. Não só existe um temor de uma maior investida militar por parte da Rússia, como também o temor do seu crescente domínio de influência.

A posição deste jovem missionário quanto à essa situação foi tomada - orar por Ucrânia! Ele, atendendo também ao pedido de outros líderes de Igrejas locais em Donetsk, tem liderado uma hora de oração na praça da Constituição. Paralelamente a praça Lenin tem sido alvo de brutais conflitos onde muitos saem feridos e alguns até mortos. Outros líderes religiosos, de outras religiões inclusive, tem se juntado a este período de oração. Os cartazes chamando os traseuntes a se unirem em oração pela Ucrânia tem chamado a atenção de muitos, os quais tem conversado com o pr. Sergey e recebido do Evangelho de Jesus Cristo.

Nosso dever agora é interceder pelo bem estar da família missionária em Donetsk, pelas igrejas e por toda a população daquela nação. Esperamos em Deus que muitos outros venham ao conhecimento e aceitação da fé em Jesus Cristo como resultado deste tempo de angústia. Muitos irmãos europeus e americanos, particularmente a Assembleia de Deus americana (AG), tem também enviado recursos para as igrejas locais poderem assistir aos feridos e necessitados.

Pr. Eronides e Pr. Sergey - Ucrânia 2008

Nós não podemos nos esquecer que vivemos a realidade dos tempos do fim. Guerras e transições de Impérios nos foram profetizados em Ezequiel, Daniel, por Jesus e no livro do Apocalípse. Por um lado, gememos com os que sofrem, intercedemos pelas almas e especialmente pela Igreja que sofre perseguições, detrimentos e riscos. Por outro lado nos alegramos porque se nos evidencia que a vinda de Jesus está às portas. Da nossa alma ecoa a voz: Ora vem Senhor Jesus!