Editorial

UM EVANGELHO DIGNO DE MORRERMOS POR ELE

Rev. Charles Spurgeon Inglaterra

Inglês, Evangelista, Articulista e Pregador (1834-1892)

Paulo disse que, em comparação com o seu grande propósito de pregar o evangelho, não considerava sua vida preciosa para si mesmo; mas temos certeza de que Paulo valorizava a sua própria vida. Como todo homem, ele tinha amor pela vida e sabia que sua própria vida era importante para a igreja e a causa de Cristo. Certa vez Paulo disse: “Por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne” (Fp 1.24). Ele não estava cansado da vida, nem era uma pessoa tola que tratava a vida como fosse algo que podia lançar fora nos esportes. Paulo valorizava a vida, visto que valorizava o tempo, que constitui a vida, e usava de modo prático cada dia e hora, “remindo o tempo, porque os dias são maus” (Ef 5.16). Apesar disso, Paulo falou aos presbíteros da igreja de Éfeso que não considerava a sua vida preciosa, em comparação com o dar testemunho do evangelho da graça de Deus. De acordo com o versículo que ora consideramos, o apóstolo considerava a vida como uma carreira que tinha de realizar. Ora, quanto mais rapidamente corrermos, tanto melhor será a carreira. Com certeza, a extensão não é o alvo desejado. O único pensamento de um corredor é como ele pode alcançar mais rapidamente a marca de chegada. Ele menospreza o solo; não se preocupa com o percurso, exceto com o fato de que aquele é o caminho pelo qual ele tem de correr para atingir seu objetivo. A vida de Paulo era assim. Todo o vigor de seu espírito estava concentrado na busca de um único objetivo, ou seja, dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Paulo também considerava o evangelho e seu ministério de testemunhá-lo como um depósito sagrado que lhe fora confiado pelo próprio Senhor. Paulo via a si mesmo como aquele a quem o evangelho fora confiado (cf. 1 Ts 2.4) e resolvera ser fiel, embora isso lhe custasse a vida. Todos os crentes ocupam um lugar semelhante ao de Paulo. Nenhum de nós é chamado ao apostolado, nem todos somos chamados à pregação pública da Palavra de Deus. No entanto, somos todos encarregados de sermos ousados em favor da verdade, na terra, e de batalharmos diligentemente pela fé que uma vez foi entregue aos santos. Oh! que façamos isso no mesmo espírito do apóstolo dos gentios! Como crentes, somos chamados a algum tipo de ministério. Isso deve fazer de nossa vida uma carreira e uma causa que nos levem a considerar-nos guardiões do evangelho, assim como um soldado que porta as insígnias de um regimento se considera obrigado a sacrificar tudo em favor de sua preservação!

Glossário

E V A N G E L H O

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária da BPC, na Flórida - Estados Unidos

Evangelho, do termo grego "euangelion" (eu = bom, bem + angello = proclamar, narrar) é uma palavra usada no Novo Testamento, que significa “boas novas” e que denota a mensagem de salvação de Cristo. Segundo escreve Wycliffe, a mensagem do Evangelho é histórica em seu conteúdo, bíblica em seu significado, e transformadora em seu efeito (1 Co 15.1-6). Evangelização significa proclamar o Evangelho, espalhar as Boas Novas ou a boa semente da Palavra de Deus. Este é um dos pilares da Igreja do Senhor Jesus Cristo, à parte das Missões (envio de obreiros) e do Ensino (instrução das doutrinas ou verdades bíblicas). A palavra Evangelho aplica-se às quatro inspiradas narrações da vida e doutrinas de Jesus; e também, à revelação da graça de Deus, que Cristo veio pregar, e que se manifesta na Sua vida, morte e ressurreição. Portanto, o ato de evangelizar é anunciar a alguém, é dar a oportunidade de salvação, para aquele que ainda não conhece a Cristo. Este é um dever de todos os crentes, legado pelo Salvador antes de ascender aos céus: "Portanto ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura" (Mc 16:15). O próprio Jesus é que nos ordena a ir. O imperativo de Jesus implica ação para todos aqueles que já aceitaram a este Evangelho, para aqueles que reconhecem a Jesus como seu Salvador e tem as suas vidas transformadas pelo sangue do Cordeiro vertido na cruz do Calvário. Portanto, Deus totalmente desaprova quando um crente não evangeliza. O campo da evangelização é desde o ocidente até o oriente, do sul ao norte; ela abrange além da família, cultura ou país. O texto de Marcos é bem taxativo ao afirmar: "Ide por todo mundo". A ação é pregar, anunciar as Boas-Novas de modo que produza fruto de arrependimento da parte do ouvinte e conversão! O Evangelho é transcultural, porque atinge a todas as línguas e culturas. É também transcendental, porque não está limitado a qualquer tipo de barreira social ou material, mas alcança a todos, em qualquer parte deste mundo. Aonde esteja uma alma, aí está um foco de evangelismo (Lc 4.18,19). Evangelização é o instrumento pela qual a Igreja deve crescer (At 2.38-41,47). No Novo Testamento, evangelho sempre se referia a comunicação oral e nunca a um documento ou literatura. Após o ano 100 d.C., os pais da igreja começaram a fazer referência aos "evangelhos" (no plural), indicando documentos escritos. Por muitos anos, os relatos e ensinos de Jesus foram primariamente comunicados de forma oral. Trinta anos após a ascenção de Jesus, três eventos correlatos iniciaram colidir com a Igreja, levando os Evangelhos a serem escritos: a perseguição, morte das testemunhas oculares de Jesus e adiamento da volta de Cristo. Dos anos 60 até 90 d.C. quatro individuos responderam à inspiração divina, ao escrever a mensagem e vida de Jesus - Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada evangelho foi escrito com uma perspectiva diferente, cada um com uma audiência diferente em mente, salientando os aspectos da vida e mensagem de Jesus, que cada autor sentiu ser mais importante salientar.  Em conclusão se pode dizer que a Evangelização é a apresentação do plano da salvação, um imperativo de Jesus, que abrange toda a humanidade, uma responsabilidade colocada na mão dos salvos. Esta é a tarefa número um do corpo de Cristo, enquanto estiver aqui na terra.

Esboço

O QUE É EVANGELIZAÇÃO

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, Presidente da Regional Sudeste – CONFRADEB, na Flórida, EUA



Texto de Memorização
"Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado..." (Mateus 28.19,20).
Texto da Lição
Marcos 16.9-20

Mc 16.9 - E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. 10 - E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando. 11 - E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. 12 - E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. 13 - E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram. 14 - Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. 15 - E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18 - Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão. 19 - Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. 20 - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
    1. A ETMOLOGIA DA PALAVRA
  1. Evangelizar — do latim evangelizare - verbo transitivo - anunciar boas novas: Mq 5.2
  2. Evangelismo —  do latim evangelium - substantivo masculino - a teoria: Mt 28.19-20
  3. Evangelização — de evangelizar - substantivo feminino - a prática: At 1.8

 

    2. POR QUE TEMOS DE EVANGELIZAR?
  1. Porque é um mandamento de Jesus: Mc 16.15
  2. Porque o mundo sem Cristo está perdido: 1 Jo 5.9
  3. Porque a vinda de Jesus está próxima: Mt 24.42
    3. COMO EVANGELIZAR
  1. Através da evangelização pessoal: Jo 3.1-8
  2. Através da evangelização coletiva: Mt 5.1-12
  3. Através da evangelização transcultural: Mc 7.26